Sobre o Prêmio
Acessibilidade na web é uma premissa básica para as metas do W3C: Uma web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável. Infelizmente boa parte das páginas desenvolvidas não seguem padrões web e muito menos padrões de acessibilidade, o que inviabiliza o acesso a informação por pessoas com deficiência.
Pesquisa recente do W3C Brasil aponta que o indicador de conformidade aos padrões de acessibilidade de páginas de sítios web dos órgãos públicos brasileiros alcança a média de 2% do total de mais 6 milhões de páginas analisadas. Estima-se que o indicador para as páginas web do setor privado, ainda em levantamento, seja semelhante ao do setor público. Esse número indica que há um espaço enorme para avançar na acessibilidade na web.
Há mais de dez anos o W3C desenvolve diretrizes de acessibilidade. Essas diretrizes são técnicas que devem ser aplicadas em websites para que as barreiras de acesso sejam eliminadas ou reduzidas. Essas técnicas permitem que navegadores e tecnologias assistivas (como leitores de tela) compreendam a página de forma adequada e apresentem ao usuário um resultado claro, inteligível e sem barreiras.
A partir desse cenário, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web vai realizar em conjunto com o W3C Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, a quarta edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, em parceria com Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - São Paulo, ABRADI e AACD.