Todos@web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

WebHelpDyslexia

Categoria:

Aplicativos / Tecnologias assistivas

Descrição do projeto:

WebHelpDyslexia - um sistema de apoio à leitura em sites Web para usuários com dislexia

A Web é um recurso fundamental e é amplamente utilizada por diversas organizações,com influência sobre a vida de inúmeras pessoas. Desta forma, é essencial garantir a acessibilidade na Web para que pessoas com deficiência possam usufruir de todos os seus benefícios. Muitos estudos se dedicaram a investigar questões sobre acessibilidade na Web para usuários com deficiência visual e motora. Entretanto, menos atenção tem sido dada para acessibilidade voltada para dificuldades específicas de aprendizado, como a dislexia.

A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem, caracterizada principalmente por dificuldades em atividades relacionadas à leitura e escrita. Os seus sintomas são característicos de cada indivíduo e persistem ao longo de toda avida. Durante a idade escolar pode prejudicar consideravelmente o aprendizado, enquanto na idade adulta pode prejudicar a vida profissional. Ainda assim, pessoas com dislexia têm grande capacidade para contribuir efetivamente na sociedade e em diferentes organizações, por meio do desenvolvimento de inúmeras habilidades, especialmente relacionadas à arte, design e inovação. Segundo dados do Instituto ABCD, estima-se que cerca de 10% da população mundial apresente sintomas relacionados à dislexia.

Muitos esforços estão sendo realizados para tornar a Web mais acessível a pessoas com deficiência. Existem importantes estudos sobre acessibilidade na Web, principalmente envolvendo usuários cegos, com baixa visão ou deficiências cognitivas graves. Contudo, ainda há necessidade de mais estudos relacionados à acessibilidade na Web, envolvendo especialmente usuários com dislexia, para fornecer evidências empíricas que ajudem a compreender melhor quais são as suas necessidades e dificuldades encontradas durante a leitura e navegação na Web.

Além disso, poucas ferramentas fornecem auxílio para usuários disléxicos durante a leitura e navegação em conteúdo Web. Algumas ferramentas, como o DysWebxia (em espanhol) e o Firexia (em português para o navegador Firefox), fornecem funcionalidades para alterar cor de fundo e frente, fonte, tamanho, alinhamento, dentre outras funcionalidades.

A proposta do WebHelpDyslexia foi de desenvolver uma extensão para o navegador Google Chrome, que é muito utilizado por pessoas com dislexia em vista das funcionalidades de autocompletar da plataforma Google. Além disso, a extensão apresenta outras funcionalidades implementadas a partir do feedback com testes das versões preliminares da ferramenta com usuários com dislexia, tais como uma "régua de leitura" para auxiliar na concentração na leitura de partes do texto em páginas Web, marcador para destaque de partes de texto identificação de sinônimos de palavras.

As funcionalidades incluídas na ferramenta foram levantadas a partir de análises de diversos artigos recentes, principalmente aqueles baseados em estudos que envolveram pessoas com dislexia e que apontavam requisitos com dados empíricos sobre esses usuários. As funcionalidades também dão suporte para a utilização de diversos requisitos listados em recomendações do W3C para acessibilidade. Em particular, a extensão possibilita o ajuste de páginas para adequação aos requisitos do critério de sucesso 1.4.8 do Web Content Accessibility Guidelines 2.0, como possibilidade de seleção de cor de fundo e frente, limitação da largura de blocos de texto, alinhamento, espaçamento entre linhas, e possibilidade de mudança de tamanho de texto. Além disso, também são abordados diversos requisitos relacionados à guideline 4 do User Agent Accessibility Guidelines 1.0, relacionadas a permitir o controle de como o conteúdo é renderizado.

Após a instalação, a extensão pode ser ativada clicando no botão ao lado da barra de navegação do navegador. Em seguida, aparecerão os botões com as funcionalidades que podem ser aplicadas a todo o conteúdo da página Web:
- Alteração do tamanho da fonte: escolha do tamanho da fonte para aplicar a todo o texto
- Escolha do tipo de fonte, incluindo opções com e sem serifa, e uma fonte chamada OpenDyslexic, desenvolvida em um trabalho de pesquisa especialmente para pessoas com dislexia
- Remoção de negritos no texto
- Remoção de itálicos no texto
- Escolha da cor do texto
- Escolha da cor de fundo do texto, com foco para cores em tons "pastel" com menos brilho, a partir de sugestões coletadas em testes com usuários
- Alinhar o texto à esquerda para remoção de alinhamento justificado
- Trocar espaçamento entre parágrafos
- Trocar espaçamento entre linhas
- Alterar espaçamento entre caracteres
- Alterar largura de blocos de texto
- Buscar por sinônimos para palavras complexas
- Régua de leitura: escurecimento de áreas do texto deixando somente uma faixa para leitura, para auxiliar na concentração e eliminar distração de outros textos que não são de interesse no momento. A "régua" acompanha o movimento do mouse.
- Marcador de texto para destacar partes importantes do texto durante a leitura, ativada por meio da seleção de uma parte do texto seguida de clique no botão de marcar texto
- Eliminar marcação de texto
- Remover todas as alterações e retornar à forma original da página

Nos testes com usuários com dislexia realizados até o momento, os participantes destacaram a importância das funcionalidades implementadas, e indicaram que seria um auxílio importante para suas tarefas do dia-a-dia. Eles indicaram que a ferramenta aumenta consideravelmente a produtividade em atividades de leituras de páginas Web, podendo auxiliá-los em tarefas de trabalho, educação e lazer.

Novos testes estão sendo realizados com outros usuários com dislexia após a implementação das novas funcionalidades. Esperamos que novas melhorias possam ser feitas, e que o desenvolvimento procure constantemente incorporar resultados de novas pesquisas e recomendações dadas por usuários com dislexia para melhorar suas atividades de leituras em páginas Web. Os testes envolvem a realização de tarefas de leituras de texto com diferentes níveis de dificuldade utilizando a extensão.

A extensão foi desenvolvida como parte dos trabalhos do Núcleo ALCANCE - Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Usabilidade e Tecnologia Assistiva, liderado pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras, e integrante da rede do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA). A primeira versão foi desenvolvida por Luis Otávio de Avelar, e continuada por Guilherme Camilo Rezende, sob a orientação do Prof. André Pimenta Freire.

O código-fonte da ferramenta encontra-se disponível no repositório: https://github.com/luisOtavio/WebHelpDyslexia

O arquivo executável em formato de extensão do Google Chrome encontra-se disponível no endereço: http://professores.dcc.ufla.br/~apfreire/WebHelpDyslexia.crx.zip

(Para instalar o arquivo executável da extensão é necessário utilizar o Google Chrome Canary, disponível em: https://www.google.com.br/chrome/browser/canary.html. Para realizar a instalação, acesse as suas extensões no endereço "chrome://extensions/" e arraste o arquivo WebHelpDyslexia.crx para essa janela. Esse processo é necessário até que a versão final seja disponibilizada no Google Play, que será realizado após o novo ciclo de testes com usuários que está em andamento atualmente.

Algumas versões do Google Chrome não suportam a instalação de uma extensão executável, desta forma é preciso utilizá-la no modo de desenvolvimento. Para isso, faça o download do código fonte em "https://github.com/luisOtavio/WebHelpDyslexia" e extraia os arquivos. No Google Chrome, acesse "chrome://extensions/", marque a opção "Modo do desenvolvedor", clique no botão "Carregar extensão expandida" e selecione o diretório "WebHelpDyslexia" em "WebHelpDyslexia-master" ).

O desenvolvimento da primeira versão do WebHelpDyslexia foi documentado na monografia de um dos autores da ferramenta. A monografia está disponível em http://www.bsi.ufla.br/wp-content/uploads/2013/10/SISTEMA-DE-APOIO-%C3%80-LEITURA-E-NAVEGA%C3%87%C3%83O-EM-SITES-WEB-PARA-USU%C3%81RIOS-COM-DISLEXIA.pdf

Retornar a página de finalistas