Todos@web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

CMS Suindara

Categoria:

Aplicativos / Tecnologias assistivas

Descrição do projeto:

Um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (em inglês - Content Management System - CMS) é uma ferramenta que permite integrar e automatizar todos os processos relacionados à criação, catalogação, indexação, personalização, controle de acessos e disponibilização de conteúdos em portais web. Estas informações podem ser aquelas que estão estruturadas nos bancos de dados da organização, mas também são aquelas não ou semiestruturadas, não se limitando apenas a textos HTML, bem como áudio, vídeo, e-mails e documentos diversos (formulários, processos, propostas, atividades diárias).

Atualmente e? comum a utilização de gerenciadores de conteúdo em sites, blogs e portais, porém a maioria deles não é acessível. Já? os que dizem ser, na verdade são parcialmente acessíveis pois, na maioria das vezes, apenas geram conteúdo da maneira correta, não sendo eles próprios acessíveis. Estes foram os principais motivos pelos quais iniciamos o desenvolvimento deste CMS acessível.

Foi definido como escopo deste projeto o desenvolvimento de um sistema gerenciador de conteúdos acessível que gere conteúdos em conformidade com as regras de acessibilidade do e-MAG 3.0. Este gerenciador de conteúdos acessível também foi concebido levando com consideração as recomendações do e-MAG 3.0 e do ATAG (Authoring Acessibility Guidelines) 2.0.

O nome Suindara surgiu de uma pesquisa sobre animais da fauna brasileira que possuem alguma deficiência. Durante a pesquisa identificamos a Tytonidae (conhecida popularmente por suindara ou rasga-mortalha), uma ave de rapina que faz parte de uma das duas famílias de aves que inclui diversas espécies de corujas. Ela possui excelente visão, e por ela "enxergar quase tudo" a escolhemos, já que queríamos que os usuários deste CMS pudessem fazer tudo, independente de deficiência, que mesmo sendo cegos "enxergassem quase tudo".

Explicando melhor o que foi comentado antes, além do conteúdo gerado através deste gerenciador ser acessível, o ambiente administrativo também é acessível. Para isso aplicamos toda a nossa expertize em acessibilidade web e também elaboramos algumas configurações que o usuário configura com o intuito de deixar o sistema melhor para seu uso. Essa opções são chamadas de "opções de acessibilidade" onde o usuário seleciona o tipo de fonte que ele preferir entre a opções: Verdana, Arial, Trebuchet ou Open Dyslexic (fonte dita própria para disléxicos), escolhe também o melhor contraste: padrão, preto, azul e verde, e também pode escolher o modo do sistema: padrão ou clássico. No modo clássico o sistema permanece com as mesmas funcionalidades apenas ocorre que todas as mudanças das páginas deixam de usar Javascript e outras tecnologias menos acessíveis afim de deixar o sistema na forma mais simplista para interagir com qualquer agente de usuário e tecnologia assitiva.

Para desenvolver o CMS Suindara foram utilizados os frameworks CakePHP e 1140px. O Cakephp é um framework para desenvolvimento em PHP, já o 1140px é uma framework CSS para layout responsivo.

Ele também é baseado em no sistema de plugins CakePHP. Existem plugins básicos do sistema para seu funcionamento e plugins secundários. Os plugins básicos ficam instalados na pasta core do sistema pois estes são o núcleo do sistema, enquanto os plugins secundários ficam instalados no diretório plugins pois estes podem ser removidos do sistema sem afetá-lo. Com essa arquitetura de plugins (módulos), foi adotado um sistema de comunicação entre os plugins baseados em eventos. Cada módulo possui um gerenciador de eventos assim como o sistema. Os módulos disparam eventos e os outros módulos registrados escutam esse evento. Se for de seu interesse, esse módulo pega tal evento e executa a ação necessária.

Por ser baseado em plugins, sempre que houver a necessidade de uma nova funcionalidade no sistema, simplesmente se cria um novo plugin. Além disso todos os plugins são reutilizáveis dessa forma não há dois códigos no sistema que façam a mesma coisa. Um exemplo de reutilização de plugins: sempre que formos fazer um envio de arquivo ao CMS utilizamos o plugin de upload.

Outra informação importante sobre este CMS é que com apenas uma única instalação é possível gerenciar diversos sites ao mesmo tempo, evitando que o mesmo sistema fosse instalado várias vezes no mesmo servidor para poder administrar vários sites.

Cada site pode ter uma "cara" através de templates. É possível criar templates e enviar ao sistema, já está disponível inclusive uma ferramente para criação automática de um template default onde o desenvolvedor passa a modificar e deixar o template como desejar.

É possível através do CMS Suindara criar categorias de conteúdos, alimentar os sites com notícias, páginas, definir os menus, acrescentar banners, gerenciar o banco de imagens e as extensões de arquivos aceitos pelo sistema. Também é possível definir as permissões dos perfis de usuários do sistema, além de permitir que um usuário tenha permissões diferentes em cada site que ele pode administrar. Existem outras inúmeras funcionalidades que não foram descritas aqui mas que são de grande valia para um CMS.

O CMS Suindara é um projeto pensado para aqueles que comumente são esquecidos. Ter um site acessível não será mais tão difícil. E também pessoas com deficiência deixaram de se limitar em apenas ler posts, artigos e notícias, mas também poderão passar a alimentar a web com suas pesquisas, pensamentos e conhecimento. De fato hoje já existem deficientes que fazem isso, mas não é fácil de encontrar comparada a proporção das pessoas sem deficiência que fazem isso.

Para que possam conhecer melhor o CMS Suindara utilizem o link a seguir: http://napne.bento.ifrs.edu.br/cms3/login. Será necessário informar um usuário e uma senha. O usuário é "admin@admin.com" e a senha é "senha".

Atualmente o CMS Suindara está em fase final de testes e desenvolvimento. A maior parte dos esforços concentran-se no desenvolvimento dos templates acessíveis. Tão logo ele for concluído será disponibilizado no portal do software público sob licença GPL 2 já que trata-se de um software open source.

Retornar a página de finalistas