Todos@web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

ProDeaf

Categoria:

Pessoas/Instituições

Descrição do projeto:

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, existem mais de 10 milhões de deficientes auditivos e grande parte desta população utiliza Libras como sua língua materna.

A Libras é a segunda língua oficial do Brasil, instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, os quais obrigam a sua aplicação como veículo de comunicação e acessibilidade aos surdos do país.

A Língua Brasileira de Sinais possui gramática e sintaxe diferente do português, o que resulta em grande dificuldade para que os surdos compreendam a língua portuguesa, mesmo em sua forma escrita. Daí a importância de se estabelecer um canal de comunicação com esta parcela da população, preferivelmente por meio de sua língua materna, a Libras.

Pensando nesse cenário inclusivo, e utilizando sua experiência com o tema inclusão social e surdez, a ProDeaf criou uma série de ferramentas que quebram a barreira da comunicação entre surdos e ouvintes.

Nosso primeiro lançamento foi o ProDeaf Móvel, lançado no primeiro semestre de 2013. Desde seu lançamento, o aplicativo já conta com 220 mil usuários, distribuídos entre as plataformas Android, iOS, e Windows Phone. O aplicativo vêm traduzindo texto e voz para Libras desde então, facilitando o processo de comunicação entre surdos e ouvintes, e criando o interesse dos ouvintes pela Língua de Sinais.

Recebemos significativos depoimentos espontâneos sobre como essa tecnologia vem ajudando e empoderando as pessoas de comunicação, por todo o Brasil. Nos honra e engradece saber que estamos impactando vidas por meio de nossas iniciativas.

Um dos exemplos é de uma coordenadora de escola no interior de São Paulo, que infelizmente não contava com apoio de intérprete profissional ou assistente social que dominasse Libras, e recebeu uma aluna surda em seu colégio. Ela utilizou o aplicativo ProDeaf móvel para criar um vínculo com a aluna, facilitando o processo de comunicação e quebrando a primeira barreira da comunicação. Esse é um dos principais propósitos do ProDeaf Móvel: permitir a comunicação e fomentar o interesse pela língua de sinais.

Como evolução natural de nosso aplicativo, nasceu o site web.prodeaf.net, um próximo passo na questão acessibilidade digital. Nesse site, contamos com três ferramentas fundamentais: 1) Um tradutor de pequenos textos de português para Libras; 2) Um dicionário de Libras para consulta de palavras; e 3) um modelador de sinais para uso colaborativo e aberto da comunidade.

Essa solução soma-se aos nossos esforços de ferramentas gratuitas para tornar a Libras mais presente na vida das pessoas. Em especial o item 3, temos mais de 1.600 sinais criados dentro da plataforma, em cerca de seis meses de disponibilização.

Além disso, contamos com parcerias estratégicas com universidades pelo Brasil, que vêm, por meio de bolsistas de iniciação científica, catalogando novos sinais da Libras e seus regionalismos, em trabalhos de cooperação que unem linguistas, intérpretes, surdos, estudantes, tecnólogos, docentes, pesquisadores, entre outros.

Agregando e somatizando os esforços individuais de cada uma dessas iniciativas, lançamos o WebLibras: uma ferramenta que torna qualquer site HTML acessível em Libras automaticamente, em poucos minutos.

Há gratuidade para ONGs, Associações de Inclusão e Acessibilidade, determinadas Instituições de Ensino, Blogs Pessoais e de Pessoas Físicas.

Diversos portais já contam com essa tecnologia, merecendo destaque a Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual http://laramara.org.br/
A Laramara desenvolve iniciativas louváveis no campo da inclusão e assistência à pessoa com deficiência visual, e nos honra tê-los como parceiros. Há um entendimento compartilhado de que devemos somar esforços para tornar sites mais acessíveis, seja para qual for o tipo de deficiência em questão.

Outro exemplo de sucesso é a Revista Incluir (http://www.revistaincluir.com.br/), que traz conteúdo altamente relevante no cenário inclusivo e beneficia milhares de pessoas. Além dela, citamos a UHelp (http://uhelp.com/) e o Blog do Estadão, Vencer Limites (http://blogs.estadao.com.br/vencer-limites/).

Todos esses parceiros, além de outros mais de 300 sites, contam com acessibilidade em Libras utilizando o WebLibras, e beneficiam o surdo diretamente, por meio da tradução dos seus textos, e indiretamente, por meio da proliferação e divulgação da Língua Brasileira de Sinais.

Caso alguém tenha um site e queira utilizar o WebLibras, basta se cadastrar no site (www.weblibras.com.br), e realizar um rápido cadastro. Assim se terá acesso a um portal de controle de traduções, e um passo a passo de como incluir a ferramenta em seu site. É rápido, e a equipe da ProDeaf dará todo o apoio necessário, em caso de dúvida, para que os passos sejam completados com sucesso.

Além dessas iniciativas em inclusão, a ProDeaf espera colaborar cada vez mais com a educação dos jovens surdos, seja como um recurso auxiliar ao aprendizado e assimilação da língua portuguesa na modalidade escrita, seja empoderando-os de modos de acesso à informação.

Retornar a página de finalistas