Todos@web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Facilitas Player

Categoria:

Aplicativos / Tecnologias assistivas

Descrição do projeto:

Facilitas, um reprodutor de vídeos acessível
A disponibilidade de conteúdo de vídeo na Web está crescendo rapidamente devido aos avanços das tecnologias multimídia e da grande quantidade de páginas Web de compartilhamento de vídeo (Encelle et al., 2013; Federico e Furini, 2014; González et al., 2013). Por este motivo, é importante considerar requisitos de acessibilidade para que qualquer usuário possa acessar o conteúdo, independentemente da limitação que apresente, seja por deficiência ou por alguma restrição momentânea.
A W3C (World Wide Web Consortium) define uma série de diretrizes para tornar conteúdos acessíveis, descritos no WCAG 2.0 - Web Content Acessibility Guidelines (por exemplo, o critério 1.2.2 especifica que legendas são fornecidas para o áudio de um vídeo) e no UAAG 2.0 - Agent Accessibility Guidelines (por exemplo, o critério 2.4.5 especifica que em um reprodutor de vídeo é possível realizar buscas de texto na legenda do vídeo). Porém, um dos problemas de se utilizar essas diretrizes é o fato de ser necessário escolher como elas devem ser implementadas em um sistema ou reprodutor Web, dadas certas barreiras encontradas como o idioma, o navegador e o suporte às tecnologias. Ainda, é importante notar que não há pesquisas que indiquem como reduzir totalmente as barreiras encontradas. Portanto, é necessário tentar minimizar essas barreiras da melhor maneira possível, de forma que a acessibilidade seja levada em consideração como um fator importante na implementação de softwares.
Por outro lado, no Brasil foi criado o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) que tem o compromisso de nortear o desenvolvimento e adaptação de conteúdos digitais do governo federal. Nesse modelo, existem recomendações de acessibilidade para multimídia baseados nas diretrizes da WCAG. No caso de reprodução de vídeos na Web, não só é necessário saber como tornar o conteúdo acessível, mas também existe a necessidade de um agente de usuário (reprodutor de vídeo) que proporcione as funcionalidades necessárias para tornar esse conteúdo acessível.
Assim, dada a necessidade de um reprodutor acessível, foi criado o Facilitas Player (ROSAS-VILLENA et al., 2013), desenvolvido utilizando as tecnologias HTML5, CSS3, Javascript jQuery e jQueryUI, como forma de um plugin para a biblioteca jQuery. Por ser um plugin para a tecnologia mencionada, sua arquitetura é baseada no padrão de invocação implícita, ou seja, através de chamadas de eventos do video e/ou da interface. Assim, após inicializado, todos os controles e listeners são definidos e instanciados, e o reprodutor estará pronto para receber notificações de eventos do elemento ou dos botões da interface criados pelo plugin. Quando um evento é recebido, ele invoca todos os procedimentos registrados para esse evento. Por exemplo, o evento de mudança de tempo do vídeo: a cada certa quantidade de milissegundos (variável de acordo com o navegador), o elemento dispara uma notificação avisando que o tempo mudou de 00:00 para 00:01, por exemplo. O reprodutor, então, recebe a notificação e atualiza a interface, mostrando para o usuário o tempo percorrido de vídeo naquele instante.
Qualquer pessoa pode usar o plugin do Facilitas Player para reproduzir um vídeo numa página Web. Para fazer download do Facilitas Player e ver mais informações, acesse o link "http://facilitasplayer.com/".
Para desenvolver as funcionalidades do Facilitas Player, foi realizada uma analise das diretrizes propostas pelas UAAG 2.0, WCAG 2.0 e ISO 9241-171, o que permitiu desenvolver funcionalidades acessíveis, quando possíveis tecnologicamente.
Os controles do Facilitas Player incluem os controles básicos como reproduzir, pausar e parar (critérios 2.11.6 da UAAG 2.9 e 10.8.2 da ISO 9241-171), ajustar o volume (critérios 1.5.1 da UAAG 2.0 e 10.6.2 da ISO 9241-171) e redimensionar a janela de exibição ou tela cheia (critérios 1.8.3 da UAAG 2.0 e 10.5.8 da ISO 9241-171).
Também apresenta funcionalidades como retroceder 10 segundos, avançar 10 segundos (critérios 2.11.7 da UAAG 2.0 e 10.8.3 da ISO 9241-171) que foram adicionadas como resultado de testes com usuários, os quais reportaram que essas funcionalidades são importantes para quando desejam assistir vídeos para aprender outra linguagem.
O reprodutor permite habilitar ou desabilitar legendas (critérios 1.1.2 da UAAG 2.0, 10.1.3 e 10.7.2 da ISO 9241-171); mudar o tamanho, fonte e cor da legenda, e a cor do fundo da legenda (critérios 1.4.1 da UAAG 2.0 e 10.7.3 da ISO 9241-171), funcionalidades localizadas nas configurações do reprodutor; realizar a busca de palavras ou frases na legenda do vídeo (critério 2.4.5 da UAAG 2.0), apresentando como resultado da busca uma lista com o tempo e a frase relacionada com o texto inserido. Nas configurações do reprodutor, também é possível mudar o idioma do reprodutor, o qual atualmente apresenta dois idiomas: português e inglês.
Ainda conta com ajuda sobre as características de acessibilidade, atalhos usando teclado (critérios 3.3.2 da UAAG 2.0 e 11.1.5 da ISO 9241-171). O Reprodutor suporta acesso por teclado (critérios 2.1.1 da UAAG 2.0), fornece destaque para a seleção e foco quando usa o teclado (critérios 1.3.1 e 1.3.2 da UAAG 2.0).
Uma funcionalidade nova do reprodutor é a anotação intencional, que consiste em uma anotação realizada pela pessoa que vai utilizar o plugin do Facilitas Player para reproduzir um vídeo. Cada anotação está composta por 3 partes: o tempo inicial da anotação, o título anotação e uma explicação da anotação. Essas anotações estão marcadas na timeline do vídeo e abaixo dos controles do reprodutor. Este tipo de funcionalidade permite encontrar um trecho do vídeo de forma direta e segundo os testes com usuários, esta funcionalidade ajuda quando quer assistir vídeos de tutoriais, noticiários ou vídeos que contem passos para realizar uma tarefa.
Além dessas funcionalidades, existe uma funcionalidade chamada "Desligar as luzes" que permite centrar o reprodutor na tela e esconder o resto do conteúdo da página, permitindo que o destaque seja somente no reprodutor. Esta funcionalidade pode ajudar às pessoas com alguma deficiência visual devido à diminuição da luz.
O Facilitas também segue a diretriz 2.5 de navegação estrutural da UAAG 2.0, pois é possível navegar pelo DOM, e os headers estão definidos corretamente (critério 2.5.2).
Outra funcionalidade que está em fase de implementação, importante para usuários que apresentam deficiências visuais, é a áudio descrição (critérios 1.1.2 da UAAG 2.0 e 10.1.3 da ISO 9241-171), a qual será lançada em breve.
Durante o desenvolvimento do Facilitas Player, foram realizadas duas etapas de testes com usuários. Todos os testes com usuários foram gravados utilizando o software Morae para gravar a interação. Cada usuário assistiu dois vídeos e para cada vídeo existiam três tarefas, uma de configuração da legenda e duas para encontrar um trecho do vídeo. Nos resultados foi considerado o tempo que usaram para realizar uma tarefa, quais os controles que utilizaram e os comentários.
Um primeiro teste foi realizado com 10 usuários, o que permitiu identificar problemas no design e código para depois gerar uma nova versão do protótipo, os resultados são explicados no artigo VILLENA et al., (2014a).
Depois de arrumar os problemas identificados nos testes com usuários, foi realizado um teste com 15 usuários idosos. Esses testes foram realizados em turmas de aulas de informática para idosos na FESC em São Carlos. Os resultados estão publicados no artigo VILLENA et al., 2014b.
A partir dos testes com usuários utilizando o reprodutor, foi possível perceber que as ferramentas que os usuários mais utilizaram para completar a tarefa de busca de um trecho do vídeo foram: a de busca por textos, os links para as anotações e a timeline. Alguns usuários deram feedbacks de como aprimorar o reprodutor e proporcionaram ideias de implementações futuras, como por exemplo, adicionar marcações no vídeo pelo usuário final.

Referências
Encelle, Benoît, Magali Ollagnier-Beldame, Stéphanie Pouchot, and Yannick Prié. "Annotation-Based Video Enrichment for Blind People: A Pilot Study on the Use of Earcons and Speech Synthesis." In The Proceedings of the 13th International ACM SIGACCESS Conference on Computers and Accessibility, 123-30. ASSETS '11. New York, NY, USA: ACM, 2011. doi:10.1145/2049536.2049560.
Federico, Maria, and Marco Furini. "An Automatic Caption Alignment Mechanism for off-the-Shelf Speech Recognition Technologies." Multimedia Tools and Applications 72, no. 1 (September 1, 2014): 21-40. doi:10.1007/s11042-012-1318-3.
González, María, Lourdes Moreno, and Paloma Martínez. "Approach Design of an Accessible Media Player." Universal Access in the Information Society, October 29, 2013, 1-11. doi:10.1007/s10209-013-0342-z.
ROSAS-VILLENA, J. M. ; RAMOS, B. C. ; FORTES, R. P. M. ; GOULARTE, R. . Facilitas: an accessible video player. In: 19th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web (WebMedia), 2013, Salvador (Bahia) - Brazil. XII Workshop de Ferramentas e Aplicações (WFA), 2013. v. I. p. 49-52.
VILLENA, JOHANA MARÍA ROSAS ; RAMOS, BRUNO COSTA ; FORTES, RENATA PONTIN M. ; GOULARTE, RUDINEI . Web Videos - Concerns About Accessibility based on User Centered Design. Procedia Computer Science, v. 27, p. 481-490, 2014a.
VILLENA, JOHANA M. ROSAS ; RAMOS, BRUNO C. ; FORTES, RENATA P.M. ; GOULARTE, RUDINEI . An Accessible Video Player for Older People: Issues from a User Test. In: 5th International Conference on Software Development and Technologies for Enhancing Accessibility and Fighting Info-exclusion (DSAI 2013). Procedia Computer Science, v. 27, p. 168-175, 2014b.

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