Voltar para a edição atual
Todos@web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

2ª edição

Hudson Augusto Lima - Projeto NAVEgantes da Informação

Categoria:

Pessoas/Instituições

URL para avaliação:

Links no corpo da descrição do projeto

Descrição do projeto:

Indico o Projeto NAVEgantes da Informação, no qual o amigo Hudson Augusto "respira" diariamente e merece todo o respeito por sua dedicação a causa da acessibilidade digital:

O Decreto Federal n.º 5.296, de dezembro de 2004, tornou obrigatório que todos os portais e sites dos órgãos da administração pública brasileira atendam aos padrões de acessibilidade digital, visando permitir o pleno acesso a suas informações. Nesse contexto, a Lei Federal nº 12.527, conhecida como “Lei de Acesso a Informação”, que completou um ano em novembro do ano passado, ratificou a importância da Internet como meio de divulgação das informações e serviços de interesse público, bem como, em suas diretrizes, apontou a imprescindível necessidade da adoção de medidas que garantam a acessibilidade dos conteúdos disponibilizados na rede, ampliando assim a transparência pública com base nas diretrizes do Governo Aberto.

Apesar de a legislação trazer claramente pontuada a questão da acessibilidade digital, infelizmente, de acordo com levantamento preliminar realizado pela W3C Brasil e CGI.Br, apenas 5% dos sites governamentais brasileiros são plenamente acessíveis. Desta forma, com o objetivo de garantir o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade, comecei um projeto em 2012, a fim de incentivar as prefeituras, mídias locais, e pessoas a tornarem seus sites acessíveis, dando início ao projeto NAVE (Navegantes da Informação), onde iríamos ser os “ledores” da transparência pública acessível.

A metodologia inicial foi a divulgação ao poder público em geral, os critérios de acessibilidade digital obrigatórios para os sites governamentais brasileiros consultando o e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), e para os demais sites utilizamos sites que verificam de forma automática as validações de acessibilidade dos conteúdos on-line, entre eles, o “DaSilva” (www.dasilva.org.br), validador mais utilizado no Brasil para testar a acessibilidade web no padrão WCGA 1.0, e do “Access Monitor” que é utilizado pela comunidade européia no padrão WCGA 2.0.

Além disso, consultei as diretrizes do W3C (World Wide Web Consortium), entidade global especializada em desenvolver protocolos e promover a acessibilidade digital, para promover a validação da estrutura e desempenho dos sites (CSS, Marcação, tamanho, performance, usabilidade, semântica, e outros indicadores). Lembrando que o estímulo à acessibilidade nos sites possibilita a todos (com ou sem deficiência) usufruir dos benefícios que as ferramentas digitais trazem, bem como ter acesso a informações e serviços, resultando não somente no cumprimento da legislação, mas, também, em maior transparência das ações e maior proximidade da administração pública com a sociedade.

Durante o ano de 2012, realizamos diversos relatórios e comparações nesta temática, divulgando quais sites de bancos, portais de notícias, cidades digitais, universidades públicas, prefeituras, governos, dos serviços de informação ao usuário (e-sic) possuíam acessibilidade e quais problemas a serem resolvidos. Todo este material compartilho em www.hudsonaugusto.wordpress.com e http://www.slideshare.net/hudsonaugusto.

Mas cheguei à conclusão de que não adiantava somente informar e sim precisava formar opinião e demonstrar o potencial de utilização de informações acessíveis para a sociedade, sendo assim resolvi criar um novo modelo de divulgação de informações públicas com ênfase na acessibilidade, acesso a informação pelo cidadão e transparência pública em governo aberto, de forma simples, barata e eficiente, sendo que as informações poderiam impactar nos bolsos do cidadão. Onde iniciamos um projeto com um grupo de pessoas cegas em janeiro de 2012, onde queria auxiliar estas pessoas a ter mais informações pela internet, com a divulgação e ampliação da cultura de acesso a informação, utilizando dados abertos para ampliar a transparência passiva das ações do Governo (Municipal, Estadual e Federal) através de publicações das informações acessíveis, disponíveis pela mídia local ou novas informações a serem publicadas.

O projeto foi baseado, para colocar em prática os relatos do documento Melhorando o Acesso ao Governo com o Melhor Uso da Web desenvolvido e publicado pelo Consórcio Internacional World Wide Web (W3C) Brasil e o Comitê Gestor da Internet no Brasil em 2009.

Estes projetos foram considerados inovadores, e premiados na 9ª edição do Prêmio Mário Covas (http://www.premiomariocovas.sp.gov.br/), nas categorias Cidadania em Rede (http://www.slideshare.net/hudsonaugusto/apresentao-acessibilidade-digital-apresentao-pmc-final) e Governo Aberto (http://www.slideshare.net/hudsonaugusto/apresentao-navegantes-da-informao-adote-um-poltico) de 2012 do Estado de São Paulo.

O Projeto Nave: A principal proposta inovadora deste projeto é a compilação, estruturação e divulgação da cultura de acesso a informação, com a utilização de dados abertos para ampliar a transparência passiva / ativa das ações do Governo Municipal (accountability) através de publicações das informações acessíveis as pessoas com deficiência visual.

A idéia surgiu após uma conversa com um grupo de deficientes visuais que queriam saber quais leis municipais que existia em Sorocaba, mas que os mesmos não conseguiam obter esta informação, devido a falta de acessibilidade digital do site da prefeitura municipal.

Entrei em contato com a prefeitura de Sorocaba, relatei o problema e apresentei os critérios de acessibilidade web e o que recebi em troca, foi que não era possível realizar a acessibilidade, devido o custo.

Sendo assim, como a prefeitura não dispunha de ferramenta similar e o acesso a informações públicas de Sorocaba também era complicado acompanhar, por não dispor de um local único de divulgação, dificultando o acesso aos cidadãos, resolvi colocar a mão na massa e criar um sistema web tentando minimizar esta problemática. Lembrando que pelos dados do IBGE de 2010, a população de Sorocaba era de 586.625 pessoas, sendo que 29% desta população se declararam possuir alguma deficiência.

Foram 96.331 cidadãos que se declaram com algum tipo de deficiência visual, sendo: 2.516 pessoas cegas, 14.772 pessoas que possuem grande dificuldade para enxergar, e 79.043 pessoas com alguma dificuldade em sua visão.

Foram 28.728 cidadãos que se declaram com algum tipo de deficiência auditiva, sendo: 1.824 pessoas surdas, 4.804 pessoas que possuem grande dificuldade para ouvir, e 22.100 pessoas com alguma dificuldade em sua audição.

Foram 37.621 cidadãos que se declaram com algum tipo de deficiência motora, sendo: 3.030 pessoas que não se locomove (cadeirante), 10.514 pessoas que possuem grande dificuldade para andar, e 24.077 pessoas com alguma dificuldade em sua locomoção.

Foram 8.896 cidadãos que se declaram com algum tipo de deficiência mental / intelectual.

Criaríamos um espaço virtual, onde iríamos propor algumas ações de webcidadania, com foco principal na acessibilidade comunicacional, sendo uma referência ao cidadão que queira também acompanhar a utilização do dinheiro público e dos atos do executivo e legislativo municipal, sendo o principal objetivo da ampliação do acesso a informação a todos.

Como não dispunha de recursos financeiros, resolvemos utilizar os recursos gratuitos disponíveis na Web 2.0, e utilizamos a plataforma Wordpress para criar este Blog, e criamos perfis nas principais redes sociais (Twitter e Facebook), a fim de mobilizarmos a população de Sorocaba a entender como a acessibilidade web poderia ser útil a todos independente de ter ou não deficiência.

Todo o Sistema é feito com a metodologia “First Mobile”, ou seja, fazemos tudo baseado em dispositivos móveis, como smathphone / tablet, dividimos o acesso de nossos usuários em quatro ferramentas distintas: Blog, Twitter, Facebook e Aplicativo móvel (App).

Além de utilizarmos no blog, que já passou de 8.000 postagens (em setembro foram 721 postagens) e possui um sistema de assinatura de e-mail com 255, também disponibilizamos todas estas informações integradas nas redes sociais.

No twitter (https://twitter.com/NaveOrg) realizamos mais de 13.400 postagens, enquanto no facebook (https://www.facebook.com/AdoteUmVereadorSorocaba) temos disponibilizados mais de 400 (info) gráficos.

E o atual Aplicativo, onde conseguimos levar toda esta bagagem de informação (QR Code) até os dispositivos móveis da população em geral, contribuindo para ampliação da acessibilidade e do acesso a informação (http://app.vc/app.naveorg).

Recursos: A vantagem deste projeto é utilização de softwares livres gratuitos, além de utilizar as plataformas de webcidadania gratuitas e disponíveis para o cidadão.

Não gastamos dinheiro, mas sim o tempo, na leitura, compilação e difusão das informações, mas conseguimos demonstrar a importância da acessibilidade web e que não custa tanto aos cofres públicos e privados esta realização.

O único recurso financeiro foi a doação de notebook pelo desenvolvedor Thiago Rondon, que foi a pessoa que inspirou este projeto, e a intenção próxima e disponibilizar que o nosso blog seja contemplado com 100 % de acessível web.

A desvantagem, por ser utilizado todo um sistema gratuito, não conseguiu ser na integra acessível conforme todo o potencial das diretrizes de Acessibilidade Web da W3C, pois não podemos alterar muito o layout (CSS) do sistema Wordpress, por ser gratuito.

A intenção próxima e disponibilizar estas informações através de um site totalmente acessível em um ambiente servidor com hospedagem própria, além de aplicativos para dispositivos móveis contendo as informações, contando com futuras parcerias de empresas interessadas neste assunto.

Retornar a página de finalistas