Uma Solução para o Auxílio à Geração de Páginas Web Acessíveis com uso de Gerenciadores de Conteúdo
Categoria:
Tecnologias assistivas / Aplicativos
Descrição do projeto:
O trabalho foi desenvolvido durante a pesquisa para conclusão do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário La Salle de Canoas - Rio Grande do Sul.
A proposta foi a de auxiliar os desenvolvedores Web que utilizam gerenciadores de conteúdo (Content Management Systems - CMS) a criarem páginas acessíveis a deficientes visuais e cegos. A proposta consistiu na criação de um assistente de acessibilidade que interage com o desenvolvedor durante a criação do conteúdo indicando os pontos que não oferecem acessibilidade. O assistente foi criado no gerenciador de conteúdo Plone CMS, ferramenta disponível para utilização com licença de utilização de código aberto (Open Source - Licença de utilização GNU - General Public License GPL).
Para ter acesso a todas as informações sobre a pesquisa e os resultados é possível acessar a publicação no seguinte endereço eletrônico: http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/graduacao/ciencia_da_computacao/2010/cssilveira.pdf/
Detalhamento do trabalho
A solução proposta foi à criação de um assistente de interface, também conhecido como agente de interface ou assistente pessoal, semelhante a um personagem sintético.
O assistente foi projetado para ter um papel colaborativo no sistema, indicando no momento em que o desenvolvedor estiver produzindo um conteúdo que não permita a compreensão por uma pessoa com deficiência visual ou cega, evitando-se dessa forma o retrabalho.
A assistente foi criado no gerenciador de conteúdo Plone, o Plone é uma ferramenta gerenciadora de conteúdo de código aberto (Open Source - Licença de utilização GNU - General Public License GPL), foi criado no ano de 1999 por Alan Runyan dos Estados Unidos da America (EUA), Alexander Limi e Vidar Andersen da Noruega, é apoiado pela organização internacional sem fins lucrativos Plone Fundation.
O gerenciador de conteúdo foi construído sobre o servidor de aplicações ZOPE e é escrito na linguagem de programação Python, é possível rodar o Plone nas plataformas Linux, Windows, Mac OSX e outras variantes do Unix. Pode ser utilizado para criação de qualquer tipo de Website assim como blogs, sites para Internet, comércio eletrônico e Intranets, podendo ser ainda utilizado para publicação de documentos e ferramenta de colaboração.
Pelo fato da ferramenta escolhida possuir uma interface acessível, o assistente tem o objetivo de auxiliar no tratamento das recomendações que não podem ser automatizadas pelo gerenciador, ou seja, recomendações que o desenvolvedor deve observar no momento da criação do conteúdo. O assistente demonstra um texto objetivo indicando ao desenvolvedor qual razão do conteúdo não permiti acessibilidade.
O desenvolvedor não é obrigado a mudar o conteúdo se assim desejar, e poderá ainda utilizar o recurso de ler a dica da recomendação de acessibilidade, para isto basta clicar sobre o assistente que apresentará em uma nova janela o conteúdo explicativo com exemplos da recomendação de acessibilidade. O Assistente de Acessibilidade interage com o usuário nas seguintes situações:
Situação 1 - Link com a frase "Clique Aqui": Quando o desenvolvedor cria um Link e informa o texto "Clique Aqui", pois apenas usuários que utilizam mouse realmente clicam e os usuários com algum tipo de deficiência visual ou cegueira não utilizam. A recomendação nesse caso é a utilização de um texto explicativo sobre o conteúdo que será apresentado ao seguir o Link e que não ultrapasse o limite de 60 caracteres.
Situação 2 - Link com mais de 60 caracteres: Quando o usuário cria um Link e o texto deste possui mais de 60 caracteres, pois pode ocorrer de que o usuário com deficiência visual ou cego, que utiliza como recurso o leitor de tela, ter a falsa impressão que o Link foi concatenado com outra informação da tela.
Situação 3 - Texto com recursos para piscar ou deslizar na tela: Quando o usuário utiliza algum recurso para criar um texto que pisca ou desliza na tela (no HTML são as TAGS blink e marquee) é exigido um maior esforço da visão para interpretação da informação tornando a leitura cansativa e para os deficientes visuais pode se tornar ilegível.
Situação 4 - Excesso de letras maiúsculas: Quando é criado um conteúdo com excesso de letras maiúsculas, essa prática possui a definição de "gritar" e reduz em 10 por cento o tempo de leitura do texto podendo se tornar ilegível a deficientes visuais.
Situação 5 - Imagem sem atributo ALT: Quando é inserido uma imagem sem informar uma descrição textual, ou informando apenas números ou caracteres especiais, a descrição da imagem é utilizada como atributo ALT (texto descritivo apresentado ao passar o mouse sobre a imagem ou quando esta não é carregada na tela), e é através dela que o usuário com deficiência visual ou cego identifica que existe uma imagem na tela.
Referências para avaliação
O trabalho de conclusão está disponível para download e consulta no site da instituição de ensino:
http://biblioteca.unilasalle.edu.br/docs_online/tcc/graduacao/ciencia_da_computacao/2010/cssilveira.pdf/
Centro Universitário La Salle de Canoas - Rio Grande do Sul
http://www.unilasalle.edu.br/canoas/
Mais informações:
http://cristiansoldi.hd1.com.br/paginacss.htm