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Todos@web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Secretaria de Educação a Distância - UFSCar

Categoria:

Pessoas / Personalidades / Instituições

Descrição do projeto:

Secretaria de Educação a Distância - UFSCar

Introdução

O trabalho de tornar os cursos oferecidos pela Universidade Federal de São Carlos na modalidade a distância acessíveis à pessoas com deficiência teve início no ano de 2009, com uma dissertação de mestrado realizada no departamento de Engenharia de Produção na área de Ergonomia da instituição que apresentou os problemas e apontou as colaborações da ergonomia para o projeto de ambientes virtuais de aprendizagem, para a sua configuração e sua utilização, buscando a inclusão de pessoas com deficiência visual. Essas colaborações estão perfiladas com os princípios ergonômicos cognitivos, em que o recorte do trabalho recai sobre os aspectos de usabilidade e acessibilidade de interfaces desses ambientes.

Esse trabalho foi feito através de um estudo de caso realizado em disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, ministrado a distância pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para um usuário portador de deficiência visual (PDV), cegueira total, com objetivo de avaliar a acessibilidade e usabilidade do ambiente utilizado pela UFSCar para esse tipo de usuário. Como resultado desse estudo identificou-se momentos que o usuário cego teve dificuldade em realizar a tarefa prescrita, obtendo sucesso parcial ou fracasso durante a atividade. Também apontou as origens dessas dificuldades e necessidade de alteração do software que implementa o ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e sugestões para a utilização de suas ferramentas de forma que permitam, ou facilitem, sua utilização para usuários portadores de necessidades especiais.

No final do ano de 2011, houve a aprovação de um estudante deficiente visual no vestibular para o curso de bacharelado em Sistemas de Informação (SI). Iniciou-se então o projeto acima citado para tornar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), bem como todos os materiais didáticos utilizados nos cursos oferecidos pela SEaD-UFSCar acessíveis a partir de tecnologias assistivas.

Detalhamento do trabalho

Na produção de materiais digitais multimídia, ou hipermídias, com o propósito de aprendizagem, há a necessidade de se atentar a dois critérios de qualidade destes materiais: a usabilidade e a acessibilidade. A usabilidade da interface está relacionada com a facilidade de uso e capacidade que o sistema apresenta de ser operado eficazmente para a realização das tarefas dos seus usuários, ou seja, está diretamente ligada ao grau de facilidade que, um usuário ainda não familiarizado com o produto, pode ter. Já a acessibilidade consiste em considerar a diversidade de seus possíveis usuários e as peculiaridades da interação com o produto, sendo ele flexível o suficiente, para atender às necessidades e preferências do maior número possível de pessoas.

Visando atender a necessidade de promover a acessibilidade e a usabilidade dos materiais disponibilizados aos alunos, a Secretaria de Educação a Distância da UFSCar (SEaD-UFSCar) resolveu então por em prática o projeto de tornar todos os materiais disponibilizados aos alunos acessíveis com o uso de tecnologias assistivas.

Dentre as atividades realizadas pela SEaD-UFSCar, estão a inserção do recurso de audiodescrição nas vídeoaulas, elaboração de audiolivros, adequação dos materiais digitais com a descrição das fórmulas matemáticas, imagens e gráficos, avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem seguindo as orientações da E-MAG, WCAG 2.0 e W3C, treinamento e orientação contínua para os professores, tutores e equipes da SEaD-UFSCar, além de pesquisas com participação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar.

Atualmente, a SEaD conta com uma equipe de audiodescritores, especialistas em ergonomia, usabilidade e acessibilidade, além da participação de três portadores de necessidades especiais, que auxiliam na elaboração e nos testes dos materiais. Esta equipe é encarregada de pesquisar, treinar, validar os materiais e sugerir melhorias para as equipes que produzem os materiais pedagógicos.

O desenvolvimento de tecnologias assistivas para a adequação dos materiais didáticos e ambientes virtuais de aprendizagem à realidade dos alunos com necessidades especiais é realizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSCar – com as pesquisas da aluna Carina Magri Mari e do professor Miguel Bueno da Costa na área de ergonomia –, a Coordenadoria de Inovações em Tecnologias na Educação (CITE) com a participação do especialista em Interação Homem Computador (IHC) Vinícius Afonso Raimundo Ferreira, da SEaD-UFSCar, sob a responsabilidade da professora Joice Otsuka e a pedagoga Maria Angélica Zanotto, da Coordenadoria de Processos de Ensino Aprendizagem (CoPEA), também da SEaD-UFSCar.

A ideia é que, em pouco tempo, os cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Educação Musical, Pedagogia e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira oferecidos pela UFSCar na modalidade a distância, a exemplo de SI, atendam a alunos com necessidades especiais, num esforço para uma real democratização do ensino superior de qualidade para todos.

Referências para avaliação

Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar torna cursos de graduação a distância acessíveis a portadores de necessidades especiais http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=4588

SEaD-UFSCar promove acessibilidade nos cursos de graduação a distância

http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/26499-sead-ufscar-promove-acessibilidade-nos-cursos-de-graduacao-a-distancia

Mais informações:

http://www2.ufscar.br/servicos/noticias.php?idNot=4588