Desenvolvedor de acessibilidade web desde o ano 2000, quando criou o site Bengala Legal, terceiro site em idioma português criado por uma pessoa cega, sendo o segundo desse gênero no Brasil.
A partir desse site, começou a ministrar cursos de html para pessoas cegas e com deficiência visual, sendo o primeiro desses cursos em março de 2001, no SERPRO, Serviço Federal de Processamento de Dados, em uma turma mixta de pessoas com e sem deficiência.
Palestras também começaram a ser ministradas em empresas e universidades.
Junto com amigos, interessados em acessibilidade web, foi co-fundador do então grupo de estudos e pesquisa Acesso Digital
em 2005. A partir dele fez parte ativa da lista de mesmo nome (Acesso Digital) do Googlegrupos, divulgando acessibilidade web também a partir dele.
Participou ativamente do Vídeo educativo e objetivador de sensibilização para acessibilidade web chamado "Acessibilidade web: Custo ou Benefício?".
Fez acessibilidade de inúmeros sites através do grupo Acesso Digital e, posteriormente, através de ONGs e empresas interessadas no gênero.
Até hoje atua como grande divulgador e criador de acessibilidade web, trabalhando especialmente em consultoria.
- Palestra de acessibilidade web na UNESP: O que é acessibilidade web? Para quem? O W3C, WCAG 2.0, EMAG3.0 e outras diretrizes, legislação, como implementar, padrões web e usabilidade.
Reitoria da UNESP - Rua Quirino de Andrade 215, São Paulo, SP, dia 09/04/2012.
- Participante no Grupo de Trabalho de Acessibilidade na Web do Rio de Janeiro, GT Acessibilidade, promovido pelo W3C Brasil, escritório São Paulo, na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - RJ, Av. Presidente Vargas, 1.997, 3o andar, dia 04 de abril de 2012.
- Curso de Acessibilidade web por via do Tean Talk. Acessibilidade em tabelas, formulários, imagens; os padrões web e sua facilitação para uma navegação em leitores de tela modernos; os navegadores Internet Explorer, Firefox, Chrome e Safari são acessíveis? A validação automática de código html, CSS e de acessibilidade web. Todos os participantes com deficiência visual. Curso ministrado das 21 horas às 23 horas, todas as segundas-feiras, durante 12 semanas, a partir de dezembro de 2011até março de 2012.
- Palestrante no Seminário do Porto Digital - Recife.
O Porto Digital lança na sua programação do Recife Summer School 2012 seu Seminário de Acessibilidade Digital:
Acessibilidade: Para quem? Virgínia Chalegre.
Diretrizes de Acessibilidade & Tecnologia Assistiva - Christiane Cabral.
Envolvendo usuários finais na concepção de produtos acessíveis - Paulo Melo .
Utilização de dispositivos touch screen por pessoas cegas - MAQ - Marco Antonio de Queiroz.
Oficina: Como implementar acessibilidade para uma navegação web atual? MAQ - Marco Antonio de Queiroz.
Data:Terça, 17 de Janeiro de 2012, 18:30 h até Quinta, 19 de Janeiro de 2012, 21:00 h.
Local: Edf. C.A.I.S. do Porto - Porto Digital.
Rua do Apolo, 181, Recife - Pernambuco, Brasil.
- Palestrante no Centro SESC de Desenvolvimento Técnico: "Navegação web por via do teclado, só para cegos?".
Programação transmitida por Videoconferência, com a participação dos SESC regionais e locais de todo o Brasil interagindo durante sua realização. Outra ferramenta muito usada é o chat, disponível ao longo de toda a programação e mediado por técnicos da coordenação de cursos.
Condomínio SESC/SENAC Nacional,
Av. Ayrton Senna, 5555 - Jacarepaguá - Rio de Janeiro - RJ, dia 22 de novembro de 2011.
- Palestrante no Workshop e Painel nos eventos da UPA São Paulo - World Usability Day. WUD São Paulo 2011 - da UPA São Paulo - Dia Internacional da Usabilidade.
Faculdade de Mogi das Cruzes. Campus São Paulo - Villa Lobos. Avenida Imperatriz Leopoldina, 550 Leopoldina - São Paulo - SP. 10 de novembro de 2011, das 13h30 às 22h30.
Workshop - Acessibilidade nos grandes meios de comunicação - 14.00h às 17.00h.
Neste workshop, MAQ e Wellington vão apresentar páginas criadas com e sem acessibilidade para pessoas com deficiência e passar por pontos importantes para quem quer criar uma experiência inclusiva:
Leitor de tela NVDA (software livre e gratuito); Saltos por elementos e landmarks; A importância de webstandards e diretrizes de acessibilidade web; Desenho universal no acesso e a harmonia entre camadas de conteúdo, estrutura e apresentação (CSS).
Utilização de dispositivos touch screen por pessoas cegas; Apresentação do Voice Over, leitor de telas nativo do iPhone; Navegação na interface do dispositivo e na web com exploração dos recursos de acessibilidade.
O que é audiodescrição. Como se aplica a cinemas, teatros e televisão; Ver também pelo ouvido - a mais nova acessibilidade para pessoas com deficiência visual, intelectual e disléxicos.
Abertura noite. UPA São Paulo
19h10 Painel - Projetando para todos. - MAQ (BengalaLegal), Neivaldo Augusto Zovico (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos).
- Aula realizada na disciplina Interação Humano Computador, da profa Simone Bacellar Leal Ferreira, no Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com o tema "Acessibilidade nos Meios de Comunicação":
web, celulares e audiodescrição, dia 29/09/2011.
- Realizador do projeto de acessibilidade do site da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com Lêda Lúcia Spelta da Digital Acesso, lançado no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, 25/09/2011.
Página sobre a acessibilidade do site: www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/acessibilidade
- Palestra "Internet, Comunicação e Pessoas com Deficiência", na Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, no Sesc Madureira., Rio em 21/09/2011, 14h30 às 16h30.
Bate-papo sobre acessibilidade nos meios de comunicação: legislação, navegação pela web demonstrada em Datashow, navegação pelas telas de celulares, demonstração de audiodescrição em vídeos de comerciais da TV.
Internet Livre / Sesc Madureira.
- Participante no evento "Acessibilidade web: Evolução e Tendências", com a palestra "CMSs Gerenciamento de conteúdo acessível". Realizado pela Digital Acesso e Grupodemarte dia 15 de setembro das 19h às 22h, na Infnet - Rua São José, 90 - Auditório 2º andar, Centro, Rio de Janeiro.
Apoio: Infnet, W3C, Videolog, Jornalistas da web, Circuito 4x1, Arteccom e Imasters.
- Entrevista no Programa "Sem Censura", TV Brasil, dia 07/07/2011: tema "Internet", falando sobre "Acessibilidade na Internet".
- Período de internação hospitalar. - 07 de dezembro de 2010 a 04 de março de 2011.
período de recuperação em casa: de 05 de março de 2011 à 30 de junho de 2011.
- Revisão e correção das diretrizes do e-MAG 3.0 - Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Departamento de Governo Eletrônico e Ministério da Educação - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Rede Nacional de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais, Projeto de Acessibilidade Virtual.
Outubro/novembro/dezembro de 2010.
- Consultor especialista em acessibilidade digital, com 23 anos de experiência em programação de sistemas de informação no SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) e desenvolvedor de acessibilidade nas páginas da web desde o ano 2000;
- Ministrou cursos de acessibilidade Web para empresas como: UNISYS, SERPRO, Acesso Digital, Faculdade Cândido Mendes, Future Kids do Brasil, Porto Digital, CHESF, Prefeitura de Angra dos Reis, em grupos formados no Skype;
- palestrante em eventos como RioInfo, WAIU, Encontro Dosvox, Encontro de Acessibilidade dos países lusófonos, Encontro Nacional de Tecnologias Assistivas, Encontro de Acessibilidade de Recife, Encontro CVI Brasil, 8º Oficina de Acessibilidade Digital do EGOV, Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, - SP, Encontro SESC de Comunicação e Pessoas com Deficiência, UPA São Paulo, Dia Internacional de Usabilidade;
em universidades como UNIRIO, UFRJ, UFJF, PUC-Rio, Makenzie (SP), Unidade São Paulo da Universidade Federal de Mogi das Cruzes;
para empresas como Petrobras, Fiocruz, Eletrobras, Golden Cross, SESC Pinheiros, SESC Venda Nova, CET/SP, Escritório do W3c Brasil (SP), Nic BR SESC Madureira Rio, Infnet, SESC/SENAC Nacional;
e instituições como a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Centro de Vida Independente Araci Nallin, Caixa Econônica Federal, Governo Eletrônico, CORDE, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
- Editor de artigos como iPhone, iPod e iPad, como funcionam para cegos?
ou Acessibilidade web: tudo tem sua primeira vez;
criador e conteudista dos sites:
www.bengalalegal.com
e
www.acessibilidadelegal.com;
- projetos de acessibilidade realizados nos sites www.escoladetodos.net, www.br.iidi.org, www.acessibilidadeweb/luso, www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br, www.pessoacomdeficiencia.gov.br, alguns dos quais, por não sofrerem manuntenção especializada, perderam a qualidade de sua acessibilidade.
- Membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin - CVI AN - SP.
- Coordenador geral do chat acessível, TV Brasil, Programa Assim Vivemos, Lavoro Produções, domingos, de 10 de março à 8 de setembro de 2009.
- Prefacista do livro "Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras, organizado por Lívia Motta e Paulo Romeu Filho, e editado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras
- Participante e roteirista, associado a outros amigos, do
Vídeo: Acessibilidade Web: Custo ou benefício?
-Prefacista do livro "A Flor da Pele: Inclusão das Crianças com Deficiência Visual. Rose Reis de Souza, Cia do Livro, 102 páginas, lançado em 09/05/2010 - SP.
http://www.bengalalegal.com/a-flor-da-pele